
Principalmente conhecida pelas suas praias, Alicante é uma cidade inserida na comunidade Valenciana, banhada pelas águas mediterrâneas.

não só de praia é feito este pedacinho de Espanha, talvez por ter visitado no inverno, consegui prestar mais atenção a outros locais de interesse.
Passeig Esplanada d’Espanya

Uma rua/passeio cujo formato dos chão em mosaicos, que em muito faz lembrar a calçada portuguesa é destaque.
Cerca de 6,6 milhões de mosaicos de 3 cores dispostos em formato de onda, tornam este num local com uma beleza muito peculiar.

Ao longo da sua extensão, é possível admirar também a beleza dos edifcios que a ladeiam como o Royal Casino de Alicante, o Hotel Gran Sol, Casa Alberola e claro a Casa Carbonell.


Casa Carbonell

Localizada no final da Explanada de España é um edificio que dificilmente passa despercebido. Construído em 1925, o nome remete para o empresário têxtil Enrique Carbonell que quis que este fosse mais notável que o edifício do lado, o Hotel de Palas.


Platja El Postiguet

Quando visitei Alicante era ainda inverno mas ainda assim quase fiquei tentada a dar um mergulho naquelas águas. A verdade é que não é por acaso que este é um destino muito popular no verão, pois tem algumas praias magníficas.


Uma das praias mais populares é a Platja del Postiguet – próxima ao Castelo de Santa Bárbara prolongando-se paralelamente ao Passeig Esplanada d’Espanya. Esta é uma praia de areia branca e mar até perder de vista e que ao longo do ano parece ser bastante popular com várias e diferentes atividades.
Mont Benacantil & Castillo de Santa Bárbara

Situado no Mont Benancatil encontramos o Castillo de Santa Bárbara a uma cota de 166m de altitude.
Por consequência de ter sido conquistado no dia de comemoração da Santa Bárbara, este castelo do séc.IX recebe esse mesmo nome.

O castelo está muito bem preservado – as ruínas mais antigas datam do séc.XI e XII, sendo que grande parte foi apenas construída na Idade Média.

Durante anos foi usado para atividades militares, tendo até alguns locais servido de prisão. Aberto ao público desde 1966, a sua localização única oferece uma vista priveligiada sobre a cidade e o mar, à qual é impossível passar indiferente. Pode ser subido a pé ou por elevador desde a Praia del Postiguet (custo cerca de 2,70€).


Bairro de Santa Cruz

O Bairro de Santa Cruz surge como que uma agradável surpresa numa das ruas ao subir em direção ao Castillo de Santa Bárbara.




As casas coloridas tornam este num dos locais mais pitorescos – com especial destaque para algumas casas mais divertidas como a casa dos vasos azuis. É impossível ficar indiferente e não tirar uma foto.









Basilica de Santa Maria

Situada em pleno centro histórico, a Basilica de Santa Maria é considerada a igreja mais antiga de Alicante.
Construída sob os restos de uma mesquita foi erguida nos séc. XIV e XVI, após a consquista cristã. Esta igreja de estilo gótico, está construída sob uma muralha medieval dando o seu aspeto mais compacto e robusto.

Mercat Central d’Alacant


O maior mercado da cidade, está em funcionamento desde 1921. Um edificio com 2 pisos onde podemos encontrar produtos frescos como legumes, fruta ou peixe. Curiosamente, este edificio parece-se mais com uma estação de comboios que com um mercado.

Cocatedral de Sant Nicolau de Bari d’Alacant

Construída sobre uma antiga mesquita entre 1613 e 1662, esta igreja foi elevada a catedral em 9 Março de 1959 pelo Papa João XXIII. Este é um dos exemplos da sobriedade da Renascença, Ainda que como tantas outras, os estilos misturam-se devido a várias obras que vão sofrendo de tempos em tempos. O claustro original por exemplo data do séc. XV em estilo gótico valenciano.



A sua cúpula azul destaca-se entre a paisagem de Alicante (como por exemplo quando vista do Monte Benancantil).

El Carrer dels Bolets


Esta rua é particularmente famosa entre os miúdos, sendo uma autêntica delicia para todos que por lá passam.
O verdadeiro nome da rua é Calle San Francisco mas devido aos cogumelos em formato gigante ficou conhecida por ” El Carrer dels Bolets” (Rua dos Cogumelos).
Os cogumelos surgiram como que uma solução para transformar esta rua pouco segura e com má fama num dos locais de visita obrigatório.


Ao longo da rua, é possível encontrar vários cogumelos em diferentes formatos, como pequenas casinhas ou escorregas permitindo aos mais pequenos divertirem-se.
Além dos cogumelos, por aqui existem pequenos cafés e comércio tradicional, tendo sido por aqui que aproveitamos para comprar algumas lembranças.
Ajuntament d’Alacant

Um edificio do séc. XVIII em estilo barroco distingue-se pelas duas torres de 41m cada é o edificio que por cá equivale aos passos do concelho ou da câmara municipal.
Este edificio detem algumas curiosidades, tais como a Cota Cero: que marca o nível zero de altitude sobre o mar ou uma estátua de Salvador Dalí no mesmo local.


Salas como Salón Azul, Salón de Plenos e a capela, são também alguns dos pontos de interesse deste local.
Refugios Antiaéreos


Uma memória da guerra civil espanhola. Pela cidade diz-se encontrar mais de 90 refúgios que durante 1936-1939 ajudaram a salvar várias pessoas. Alguns deles são possíveis de visitar, sendo necessário agendamento prévio. Saibam mais no site de Refugios de Alicante.
Outros locais e curiosidades
Sem dúvida o melhor de Alican é encontrar pontos de interesse em várias zonas – enquanto procuramos pontos turísticos. De uma forma ou de outra, sempre surgia um azulejo ou uma fachada na qual nos demorávamos mais. Ficam aqui algumas fotos desses locais.









Como chegar, restaurantes e estadia
Desde Portugal, há duas formas de visitar a cidade: carro ou avião. Desde o Porto, há voos diretos para Alicante, Aeropuerto Elche Miguel Hernandez. De carro, ainda são umas horas, pelo que sem duvida cada uma das opções tem pros e contras.

Resumindo: comi muito bem e em conta em Alicante e recomendo todos os que visitei:
- Asador La Estancia – cozinha típica Argentina. Além da comida ótima o atendimento foi incrível com muita boa disposição;
- Pis-Pas Luceros – esplanada ótima para dias mais quentes;
- Alma del Sur – peixe frito em cartuchos. Devido ao espaço pequeno, nem sempre poderá haver oportunidade de ter mesa livre dentro;
- CivitaVecchia Pizzería – uma ótima surpresa não muito longe do hotel com comida italiana
Abaixo fica o carrossel com fotos de cada um dos mesmos.






Para quem gosta e quer conhecer restaurantes de estrela Michelin, há várias opções em Alicante.
Fiquei no Hotel Maya Alicante, numa zona não tão próxima da praia, mas ainda assim com restaurantes e o shopping perto (Centro Comercial Plaza Mar 2).Apesar disso, o local estava muito bem servido de transportes públicos, quer metro quer autocarro para chegar a vários locais de interesse.